Clinicanp estimula exames preventivos contra câncer
  • Postado em 09 de junho de 2020

Clinicanp estimula exames preventivos contra câncer

Em Pelotas, Complexo Hospitalar Clinicanp preparou ambiente amplamente higienizado para que pacientes não deixem de fazer exames preventivos


A pandemia fez com que muitas pessoas deixassem em segundo plano os exames de prevenção ao câncer e outras doenças, provocando um alerta sobre o tema. A presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Angélica Nogueira, informou que o atendimento aos pacientes com câncer diminuiu em 50% nos últimos dois meses no país. Segundo dados da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) enquanto hospitais que tratam doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, estão cheios, a demanda por leitos clínicos em outras especialidades teve queda.


Clinicanp estimula exames preventivos contra câncer - credito Divulgacao1 (2)
Fotos: Divulgação Clinicanp


No Complexo Hospitalar Clinicanp, em Pelotas, a direção iniciou uma campanha para estimular os exames preventivos em um ambiente onde todos os cuidados são redobrados. Com baixo índice de infecções, o hospital é referência nos protocolos de higienização. “Sempre tivemos um ambiente extremamente higienizado, mas com a perspectiva de prolongamento da pandemia detalhamos aos pacientes informações sobre a estrutura por trás destes índices positivos”, informa a procuradora da direção, Michele Fagundes Laydne. A campanha “Prevenir é sempre melhor” alerta os pacientes da necessidade de manter regularmente exames como mamografia e ultrassonografia de mama, além do tão necessário autoexame. “O diagnóstico precoce, ainda é a maior arma para diminuição da mortalidade pelo câncer de mama, o autoexame das mamas é o primeiro passo”, destaca Michele. Segundo ela, são muitos os exames que, se realizados precocemente, podem evitar o desenvolvimento da doença. Outro exemplo é a colonoscopia, que previne o câncer de colo retal.


Protocolos e cuidados


Para segurança e comodidade dos pacientes, o Complexo Hospitalar Clinicanpa investe sistematicamente em um conjunto de iniciativas que o faz referência na região sul. Os processos de qualidade obedecem a NR32 – norma que estabelece as diretrizes básicas para proteção e segurança dos trabalhadores da área, além das diretrizes da Organização Mundial da Saúde. A sistemática adotada conta com a ação do Centro de Higienização e da Central de Esterilização de Materiais (CEM), que segue rigorosamente todos os protocolos da ANVISA. Segundo a técnica de segurança do trabalho, Natália Barbosa, o setor é responsável pela limpeza e processamento de artigos médicos hospitalares e se destaca pelo atendimento aos pré-requisitos da vigilância sanitária e da FEPAM. “Estamos alinhados com as conformidades ambientais ideais a nível hospitalar como, por exemplo, a licença sanitária para higienização de enxovais hospitalares e barreira sanitária na lavanderia”, detalha. Cada detalhe é fundamental, como a dinâmica da lavanderia, por onde são processados diariamente de 150 a 200 quilos de roupas por dia. São lençóis, toalhas, jalecos, entre outras peças que passam por uma rigorosa sequência de etapas. Depois da classificação da sujidade das peças é feita a ação química de acordo com a necessidade e a conferência do processo de lavagem. “O material é centrifugado para secagem, finalizando com a armazenagem em local adequado”, detalha a coordenadora de higienização, Cristiane Silva dos Santos.


lavanderia Clinicanp - Divulgação


Já a barreira sanitária do hospital tem como principal objetivo a prevenção de riscos, contaminação e disseminação de microrganismos. “Para isso existem diversas formas de controle, como os EPIs descartáveis, barreiras de atenção de higienização de calçados, tapetes sanitizantes, além das medidas administrativas de prevenção”, destaca. Em tempos de Covid-19 a Clinicanp destinou uma entrada exclusiva para os profissionais de saúde, ligando-os diretamente à barreira sanitária. Ela lembra que nada substitui a lavagem de mãos, já que a forma de maior contágio e transmissão de bactérias e infecções hospitalares se dá através do contato. Os ambientes do hospital possuem diversas mensagens orientando a forma correta de manter a higiene das mãos.


A sistemática de cuidados, minuciosamente orquestrada, faz com que o ambiente seja livre de infecções. A rotina de cuidados inclui a limpeza de assentos nas salas de espera, escadas de acesso e corrimãos, elevadores, bancadas, além de mobiliários. Diariamente é realizada desinfecção de corredores e semanalmente a limpeza de teto e piso com máquina especial. “Estamos totalmente focado na proteção de nossos pacientes, para que sintam segurança no ambiente hospitalar e seguros para fazerem seus exames e procedimentos”, finaliza Michele.


Serviço:

Complexo Hospitalar Clinicanp

Exames e Consultas: Rua Anchieta, 3305

Telefone: (53) 3026.6300 – Pelotas (RS)

Complexo Hospitalar completo para você