Dezembro de prevenção ao câncer de pele
  • Postado em 11 de dezembro de 2020

Dezembro de prevenção ao câncer de pele

O câncer de pele é um dos que mais atinge os brasileiros anualmente. A médica Larissa Carvalho Severico, dermatologista do Complexo Hospitalar Clinicanp, alerta para os cuidados preventivos e chama a atenção para o foco da campanha “Dezembro laranja”. A iniciativa surgiu para reforçar os cuidados básicos como a exposição adequada ao sol, o uso de protetor solar e a importância da visita ao especialista pelo menos uma vez ao ano. Ela lembra que este tipo de tumor pode ser evitado com a prevenção. “Qualquer pessoa pode desenvolver um câncer de pele, mas os mais propensos são os de pele, cabelos e olhos claros”, observa. Outros fatores de risco são a exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, episódios de queimadura solar, presença de múltiplas pintas pelo corpo, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com história familiar de câncer de pele. “É fundamental que tenham um acompanhamento mais frequente com o dermatologista”, alerta.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que em o câncer de pele no Brasil correspondeu a 27% de todos os tumores malignos no país ao longo deste ano. Os carcinomas basocelular e espinocelular são os tipos mais frequentes, e começam na camada externa da pele – epiderme, geralmente relacionados à exposição ao sol. Eles são responsáveis por cerca de 180 mil novos casos, enquanto o melanoma a 8,4 mil novos casos anualmente. “Na verdade, esses números devem ser bem maiores, pois a grande maioria dos casos não são notificados ou então não são diagnosticados”, destaca Larissa.

Os dados são preocupantes, já que sua incidência é maior do que cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. A visita regular a um especialista pode ser decisiva para conter o desenvolvimento da doença, permitindo a investigação de lesões suspeitas e tomando providências em tempo. O autoexame frequente facilita o diagnóstico e tratamento precoces, mas somente um profissional capacitado poderá diferenciar as lesões de pele benignas e malignas e direcionar a condução do caso.É importante realizar o exame das pintas com um aparelho que o dermatologista costuma ter, que permite a visualização detalhada das lesões, facilitando o diagnóstico correto”, observa a médica. A partir do exame inicial será determinada a periodicidade das próximas consultas, de acordo com os fatores de risco do paciente para desenvolver a doença. O “Dezembro laranja” serve de alerta, já que é o mês de início do verão, estação onde os cuidados devem ser redobrados. “É necessário evitar a exposição solar entre 10h e 16h e sempre utilizar um filtro solar com FPS igual ou superior a 30, aplicando pelo menos duas vezes ao dia, ou sempre após ter contato com a água”, complementa. Hábitos de rotina, como o uso de óculos solar, roupas com proteção UV, bonés ou chapéus, são ótimas iniciativas para prevenção.

Complexo Hospitalar completo para você