Exames de mamografias aumentam mais de 100% durante o Outubro Rosa
  • Postado em 12 de novembro de 2020

Exames de mamografias aumentam mais de 100% durante o Outubro Rosa

No Complexo Hospitalar Clinicanp foram realizadas 383 mamografias em outubro, somando 195 a mais do que no mês de setembro

O número de exames de prevenção ao câncer de mama aumentou 103% no mês de outubro no Complexo Hospitalar Clinicanp. A coordenadora do Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI), Denise Madruga, informou que durante o Outubro Rosa foram realizados 383 mamografias no CDI, ou seja, 195 a mais do que no mês de setembro. A notícia é animadora para quem investe constantemente na importância da prevenção. “Ficamos muito satisfeitos com estes resultados, já que as chances de cura do câncer chegam a 95% se descoberto precocemente”, destaca a procuradora da direção, Michele Fagundes Laydner.


Fotos: QZ7 Filmes


Quando se fala em Outubro Rosa o relato de quem enfrentou com bravura a batalha do câncer de mama permite uma melhor compreensão de todo universo envolvido entre doença e a cura. A advogada Paula Grill, presidente da OAB Pelotas, é uma destas pessoas que rememora o que viveu durante dez anos e compartilha a sua experiência como forma de estimular a prevenção e cuidados. “Que bom seria se todas pudessem, tão logo detectado um nódulo, fazer os exames e iniciar de imediato o tratamento necessário. Isso evitaria ou minimizaria muito sofrimento e salvaria muitas vidas”, destaca.



Ela conta que o diagnóstico ocorreu em meio as festas de final de ano. Logo em janeiro realizou a cirurgia e no mês seguinte começou o tratamento. Foram seis sessões de quimioterapia 30 de radioterapia, concomitantemente. “O fato de eu ter feito todas as sessões de quimioterapia na Clinicanp, me fez sentir em casa, já que todos sempre foram muito solícitos, preocupados e extremamente amáveis”, relembra. O Complexo Hospitalar Clinicanp conta com uma das mais completas estruturas da região sul e investe sistematicamente em melhorias físicas, além de protocolos de segurança hospitalar. O ambiente humanizado é fundamental para quem enfrenta o desafio de uma doença desafiadora no ambiente hospitalar. “As equipes, funcionários, foram pessoas que me fizeram um bem enorme naquele momento nada agradável, aliado ao apoio da família e dos amigos”, observa.


O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. Hoje curada e distante uma década deste desafiador momento, Paula celebra a preciosidade da vida e recomenda atenção sempre. “A cada ano, no Outubro Rosa, revejo a necessidade de relembrarmos a importância da prevenção e do tratamento precoce”, finaliza.

Complexo Hospitalar completo para você