Pacientes oncológicos têm cuidados especiais na Clinicanp
  • Postado em 20 de julho de 2020

Pacientes oncológicos têm cuidados especiais na Clinicanp

Complexo Hospitalar Clinicanp reforça cuidados de proteção e estimula pacientes oncológicos a não interromperem seus tratamentos


O sucesso do tratamento oncológico depende de muita disciplina. Com a pandemia do coronavírus a rotina de cuidados a estes pacientes ganhou ainda mais proteção no Complexo Hospitalar Clinicanp. O hospital conta com uma das mais completas estruturas da região sul e investiu em melhorias físicas, além de protocolos de segurança hospitalar.


“Sabemos da importância da aderência do paciente oncológico ao plano terapêutico e a recomendação é que não interrompam o tratamento, por isso investimos em um ambiente cuidadosamente preparado para recebê-los”, destaca a procuradora da direção, Michele Fagundes Laydner.


Já no acesso ao hospital foi implantada uma porta automática, substituindo a anterior, giratória. “Neste momento, todo e qualquer detalhe contribui para a proteção de quem circula no hospital”, observa Michele. Em todos os ambientes é perceptível o reforço sobre as regras de higiene, fundamentais para prevenção do vírus. Na recepção os espaços de informações e mural chamam a atenção para o uso obrigatório de máscaras, além da presença de dispositivos de álcool em gel em todos os ambientes. Segundo Michele, outra medida adotada foi o espaçamento de horários entre as sessões de quimioterapia. Desta maneira a cada novo paciente é possível arejar o ambiente e fazer a assepsia necessária.


Divulgacao_Clinicanp
Foto: Divulgação


Todas as equipes estão preparadas com máscaras N93 e protetor facial de segurança. Os profissionais que estão na linha de frente são constantemente monitorados pela enfermagem padrão e orientados frente a qualquer dúvida. “Somos uma instituição reconhecida pelo baixo índice de infecções hospitalares, exatamente pelas rotinas implementadas e que são validados por um comitê interno”, complementa. Neste cenário, a Central de Esterilização de Materiais e o Centro de Higienização tem papel fundamental. Contando com processos de qualidade que obedecem a NR32 e a Organização Mundial da Saúde (OMS), os profissionais destes setores se dedicam a higienização e descontaminação dos materiais, roupas e lençóis do hospital.


RETAGUARDA – A equipe do hospital conta com cerca de 150 colaboradores de diferentes setores e todos receberam treinamento contínuo sobre o uso correto dos EPI’s e a conduta a ser adotada neste momento. Em todos os andares são encontrados banheiros para que seja ágil o ato de lavar as mãos reiteradamente. Em elevadores, dependências de circulação existem suportes com álcool em gel e cartazes estimulando o seu uso. O hospital conta com o serviço de internação hospitalar clínica e cirúrgica com capacidade para 36 leitos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral adulta, com cinco leitos e um isolamento. Na UTI o sabonete líquido comum foi substituído por Clorexidina sabão 2%. O produto faz uma assepsia química, com ação antifúngica e bactericida, capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto gram-negativas e inibindo a proliferação.

Complexo Hospitalar completo para você